marco sabino

Categories

Latest News

Monthly archives


Search




IMG X FASHION WEEKS BRASILEIRAS?

Você conhece o universo da americana IMG?

http://www.imgworld.com/event_management/fashion_events.sps

Sabe quando o abrangente negócio (esportes, moda, eventos e mais) foi fundado?

Sabe até onde seus tentáculos alcançam?

Ou só sabe que a IMG é a agência com a qual Gisele Bündchen mantem um contrato? 

Há algum tempo, fashion Weeks tornaram-se uma espécie de franquias mundo afora e, no Brasil, algumas empresas batalham por seus espaços e também tentam esticar seus tentáculos pelos estados nacionais.

Será que algum dia a IMG tentou fazer negócio com as semanas de moda brasileiras?

Comprar, tornar-se sócia ou algo no gênero?

Desconheço.

Quando o Claro Rio Summer foi anunciado, eu tentei entender onde Nizan Guanaes queria chegar.

E admirei seu lado diplomático e esperto ao declarar que não chegava para competir nem com São Paulo nem com o Rio, e sim com Miami.

Mas será que as semanas de moda de Miami, que são realizadas em outra época e não em outubro, acharam graça na história, e vão simplesmente perder terreno para o Claro Rio Summer?

Será que no mundo dos negócios tudo funciona tão simples assim?

Decretei e aconteceu?

O evento carioca foi bem forrado. Mais de 10 milhões de reais para três dias. Ou quase isso. Nunca sabemos ao certo. Mas a boca livre rolou solta para os convidados estrangeiros. E, no mínimo, eles teriam de escrever algo sobre o que viram e sobre o que aconteceu por aqui. Ou então, seria melhor que não tivessem aceito. Por vezes, aceitar coisas pagas, exige retribuição. Ou não?

Nizan não é uma pessoa ou empresário da moda. Pode até tornar-se, mas parece que não é isso que quer. Tanto que foi anunciado que talvez Paulo Borges ocupe o lugar de diretor na próxima edição do evento. Já está certo? Realmente não sei.

Mas, acho que melhor para ele, seria impossível não?

Afinal, ele já queria ter um evento de alto verão por aqui. Ou ninguém se lembra do projeto, das rusgas com Eloysa Simão e de outros babados?

Por outro lado, Donata Meirelles, mulher de Nizan, é ligada à moda. Todos sabem que ela é ligada à Daslu e que esta tem passado  por transformações. Donata ocupando um posto de curadoria numa fashion week não é nada mal, não é mesmo? Bom, experiência com moda e competência ela tem demonstrado que tem.

É bom observar que a grife dos filhos de Donata e Eliana Tranchesi, a 284, também estreou bem.

Afinal, mesmo sendo novatos, já tiveram uma estréia com platéia internacional.

E, na maior parte das vezes, negócios não começam exatamente assim. O povo costuma engolir mais poeira até chegar a ser aceito numa semana de moda.

Mas, aí tem Naomi na história, tem o trabalho dos pais e tem o trabalho deles também, é claro.

O Claro Rio Summer cometeu excessos de provincianismo, mas anda tendo repercussão internacional, o que era um dos objetivos de Nizan Guanaes. E isso é bom para o Brasil.

Lógico que é estranho ler que Lenny Niemeyer nunca teve de dizer tanto NÃO na vida, pois clientes queriam comprar e ela afirmou que não poderia mais confeccionar peças para pedidos tão próximos.

Lenny disse:

- Aqui quase ninguém trabalha com PRONTA-ENTREGA.

Eu pirei com essa palavra, pois era o que mais tínhamos nos anos 80: Pronta-Entregas…

E, com tanta paulada na cabeça e tanto plano econômico maluco, tanta inflação, tivemos que abandonar o sistema e trabalhar somente com pedidos, o que era bem mais seguro.

Afinal, ninguém empatava dinheiro e mercadoria.

Mas a declaração da Lenny Niemeyer e de outras marcas levaram a crer que os principais objetivos do evento não estavam ligados à venda. O que é uma pena…

Foi quase algo institucional e uma grande fogueira de vaidades. Pena que muitos que sorriram para as câmeras internacionais não tiveram seus nomes divulgados. Embora muito conhecidos por aqui, não passaram de integrantes anônimos do evento. Igualzinho aos sambistas e passistas que não tiveram seus nomes revelados nas fotos divulgadas nos sites.

Mas, continuo acompanhando a repercusão do evento carioca na imprensa internacional e procuro fazer a leitura do que este povo de fora quer da gente.

Por vezes, ligo e analiso as situações de hoje com os livros que relatam as impressões dos viajantes europeus em outras épocas, e até encontro pontos de identificação, embora o tempo decorrido entre as situações seja bem grande.

Mas a tal de identidade ou visão do Brasil está sempre embutida nessas questões e opiniões. E parece que não mudou muito. Somos exóticos… Segundo Valentino revelou à uma tv francesa, gostamos de andar sem roupa, pois aqui faz muito calor…

E sabia que existe uma grife de uma francesa chamada QUASINU aqui no Rio? Depois, conto.

E a nudez na Austrália?

Todos sabem que por lá também faz muito calor e o povo também gosta muito de moda praia.

O que acontecerá quando a nova edição do Asia Pacific Swim Fashion Week , promovido pela IMG, acontecer em fevereiro de 2009 por lá?

O tempo dirá.

Posted by marco sabino novembro 2008


One Response to “IMG X FASHION WEEKS BRASILEIRAS?”

paulo guimaraes Says: novembro 25th, 2008at 14:49

Marco Sabino,
obrigado pelo texto criterioso e isento de vieses, permitindo a nós, leitores,muitos profissionais dedicados à moda, refletirmos
sobre a proposta do evento e sua possível continuidade e também possibilitando seu dimensionamento frente ao universo mais amplo de eventos similares, e considerados, de fato, pela imprensa especializada.

Post A Comment