Ao apresentar um desfile, o estilista deve mostrar roupas usáveis ou uma moda espetáculo?
A discussão é velha, não?
Mas sempre atual.
As opiniões a respeito serão sempre divergentes e, assim, você já pode desistir de que possa haver um denominador comum algum dia.
Eu acho que um desfile deve surpreender e passar uma imagem forte. Desfiles são feitos para marcar presença e território. Sempre. E quando me refiro a desfiles, refiro-me ao circo da moda, ao fashion show propalado na mídia e ao prometido espetáculo divulgado pelas marcas de moda.
Coisas “maomenos” não são admissíveis em grandes eventos, mas como há períodos de seca (tanto de idéias quanto de grana), os organizadores apelam tampando buracos com gente que faz uma moda comum e medíocre ou com gente que não tem medo do ridículo e que recorre a uma moda escandalosa e totalmente dispensável.
Apresentações de moda em grandes eventos têm a obrigação de acrescentar algo ao cenário fashion e, em caso contrário, é melhor contentar-se com a apresentação em showroom que, aliás, é muito digna e comercial antes de tudo.
E que fique claro que desfiles de alunos ou coisa que o valha é uma outra conversa.
As semanas de moda, atualmente fashion weeks, são antigas no país, bem anteriores ao SPFW e ao Fashion Rio, mas na era das celebridades em que vivemos passaram a ter uma tremenda importância e visibilidade.
E por terem um grande potencial gerador de notícias para esta mídia, ávida de fotos e fofocas, tais eventos passaram a ter muita visibilidade. Como seu universo de personagens é variado, rendem muitas linhas e fotos para jornais, colunas, blogs, sites, revistas, o que você quiser.
Atualmente, há um gigantesco exército de pessoas com a máxima disposição em participar dessas ações midíaticas. Seja por obrigação profissional ou por simples vaidade.
As fashion weeks (no mundo todo e não só no Brasil!) e a era da celebridades tornaram-se uma combinação tão perfeita quanto a do pão com manteiga, do feijão com arroz ou do queijo com goiabada.
E, sendo assim, prepare-se porque enquanto isso não cansar, as matérias, vídeos e programas não pararão de aparecer.
Ainda que haja uma enorme carência de gente SÉRIA e de profissionais COMPETENTES. Aliás, tanto aqui quanto fora do Brasil.
Mas no Brasil emergente, é bem pior e eu ainda acrescentaria:
Ao divulgarem números de negócios, mintam um pouco menos e sejam mais confiáveis, por favor!
São inacreditáveis os milhões e milhões listados nas páginas dos jornais!
Mas que bom, não? Tá todo mundo rico!!!!!
VERÃO 2008/2009 NACIONAL
Como as engrenagens da moda costumam ser previsíveis, muitas coisas em comum já apareceram nas passarelas do verão nacional. As baseadas em referências do hemisfério norte só confirmaram algum sucesso de lá, mas outras bem interessantes também têm aparecido. Seja porque foram reedições de itens básicos com nova interpretação e twist atualizado bem palatável, seja porque foram fruto de um exaustivo trabalho de pesquisa de modelagem associado a uma boa dose de criatividade.
No geral, os vestidos estão mais curtos e mais soltos, embora também haja longos. Os babados e franzidos reapareceram em inúmeras versões e as estampas, as listras, os coloridos e seus mixes têm sido insistentes e marcantes. A tentativa de um novo caminho para a moda masculina mostrou-se incansável em muitas marcas, mas obviamente as básicas bermudas, regatas e camisetas tinham de estar presentes. Sua edição, styling, novas estampas e recortes é que responderam pela novidade.
Nas fotos, os babados da Forum que vieram em corte ondulante, o bom caminho para as calças masculinas e regatas ousadas propostos pela Osklen, as listras (uma constante!) na Redley e o colorido (grafitado!) de Ivan Aguilar.
OSKLEN
A Osklen trouxe alguns bons resgates do espírito de coleções anteriores e tornou sua linguagem de indumentária fashion ainda mais forte. Não concordo que ela esteja fugindo do espírito de surfwear que tinha a marca como disseram algumas jornalistas. Se você for à loja, você sempre encontrará bermudas e camisetas compatíveis com este universo, mas há muito tempo, Oskar Metsavaht vem trilhando outro caminho mais plural. E com sucesso, é necessário dizer. Para este verão, as modelagens desconstruídas trazem frescor e fluidez, os materiais são surprendentes e o tempo vai confirmar ou não se foi um acerto a reedição das alpargatas. O uso difícil do dourado foi bem-sucedido tanto na malha quanto nos acessórios e as duas estampas criadas para esta estação estão muito bonitas. Há ousadia no masculino da Osklen, feminilidade no feminino e tudo isso é muito bom!
FUTURO
Nos anos 60, tanto a personagem Barbarella de Jane Fonda quanto as coleções de Courrèges, Pierre Cardin e Paco Rabanne procuravam traduzir o futuro. Há pouco tempo, foi a vez de Hussein Chalayan e de Nicolas Guesquière que trouxeram emissão de luzes, efeitos tecnológicos e leggings-armadura douradas. Agora, a Osklen traz acetatos, dourados e transparências irizadas em alguns de seus visuais e, de certa forma, também aponta uma imagem futurista. Interessante, não?
FANTASIA
Marcelo Sommer é um estilista de sorte. Mesmo apresentando uma chamada FESTA À FANTASIA ainda consegue ganhar alguns aplausos da imprensa paulistana. Eu não achei a menor graça em nada. O universo repetitivo do estilista tem cansado e essa história de melancolia já deu. Na época daqueles mixes de xadrezes e universo mais lúdico, Sommer mostrava-se bem mais interessante. Mas trazer Halloween, universo fetichista, esqueleto, elementos góticos e fantasias manjadas. Tem dó, Marcelo! Vira a página!
PET À FANTASIA
Até mesmo a moda pet já aderiu a este tipo de coisa.
ESQUELETOS, CAVEIRAS, ERA CLUBBER & GÓTICOS
Esqueletos, caveiras, quadriculados, preto com cores fluo, será que isso já não deu o que tinha que dar como lançamento de moda?
Muitos jovens ainda curtem isso, mas na moda, acho melhor esperarmos uns dez anos e depois retomarmos como revival... Não dá mais para ser diferente ou rebelde com esses clichês.
IGUAL
Eu não entendi porque a sempre conscenciosa Regina Guerreiro deixou passar esse deslize na coleção da TNG. Afinal, ela fez um trabalho de consultoria para a marca e eu sempre soube que Regina era intolerante com cópias. Mas, não dá para não deixar registrado. Os coletes da TNG são idênticos aos da coleção do verão do britânico Paul Smith.
BOLSÕES
Tendência ou não, este tipo de bolsa apareceu em várias versões. No Rio, veio na Cantão (estampada) e em São Paulo na Ellus 2nd floor (listrada).
LISTRAS
As listras estão fortes nos lançamentos para o verão brasileiro!
Aliás, você já leu o livro “PANO DO DIABO” onde Michel Pastoureau conta a história e o significado dos tecidos listrados através dos tempos?
Nas fotos, listras na Ellus 2nd floor (masculino), Redley (feminino) e, para relembrar, Elis Regina e Caetano Veloso usando listras!
BANDANA
É tempo de lenços, pashminas e keffiehs na moda e o resgate da bandana é bem-vindo! Ela apareceu no desfile da Ellus 2nd floor e no de James Cesari (bermuda de camuflagem). E a foto do outro rapaz em close?
EFEITO FOULARD-LENÇO-KEFFIEH
Quem já não tem o seu?
Os foulards da Hermès são os mais caros e cobiçados, mas o povo anda se virando com as bandanas e ainda anda insistindo nos keffiehs que parecem já ter até inspirado roupas. Bem fazia Arafat que não tirava o dele...
Foulards também inspiraram a moda sugerida por Andréia Ribeiro e A Der Metropol também colocou um lenço verde no pescoço do rapaz.
KENZO
A Claudia Jordão, editora de comportamento da Isto É, pediu minha opinião sobre o legendário Kenzo e aí está ela publicada na revista dessa semana: “Kenzo surpreendeu Paris com seu mix de estampas e colorido desmensurado. O delirante espírito folk de suas coleções deixou um registro de bom humor na história da moda para sempre”. (Marco Sabino)
Nosso Tiago Gass já protagonizou campanhas para a marca. Leia mais sobre Kenzo Takada no Dicionário da Moda!
CALÇAS MASCULINAS
Tenta-se, tenta-se, mas eles estão reticentes.
Homens não têm problemas em usar as mais variadas formas de jeans. Usam baggy, skinny, boca de sino, lavados, estropiados, largos, pouco importa!
Mas é só falar numa modelagem diferente em outros tecidos que a coisa pega. A influência oriental, contudo, continua e, eu mesmo, não deixo de usar as minhas calças indianas. Hiper confortáveis, por sinal!
Nas fotos, além dos rapazes usando amplidões Dior (2007) e do sarouel de Manolo Blahnik (há décadas...), um jeans bem baixo, um modelo de calça medieval e as calças pesca-siri do momento.
CALÇAS LARGAS
Kris Van Assche lançou e a Redley também (modelos no gramado).
MODA MASCULINA
E vamos lá!
Calças curtas para André Phergom, Mini-blusa para a Tudicofusi, náutico europeu com um twist inesperado, cores clarinhas para Der Metropol, macaquinho para James Cesari, moda bem usável na TNG, estampa de camelos para a DDD de Faissal Makhoul,terno com bichinhos na Ellus 2nd Floor e homens engravatados no quadro de Clifford. Variado, não?
CARLOS TUFVESSON
Carlos Tufvesson acertou em sua reviravolta para o verão 2008/2009. Um sopro de jovialidade aliado a técnicas da couture revelou uma moda mais leve e mais acertada para o perfil do estilista. Muito bonito o trabalho realizado no vestido desfilado por Mariacarla Boscono e muito interessantes o cenário, as estampas e os calçados em cor contrastante.
MODELOS
Dieter Fuhrich, Gabriel Grandi (desfilando os quadriculados da Sandpiper) e Ricardo Merini (sentado na foto de um editorial e desfilando para a Prada e para Ivan Aguilar) têm se sobressaído entre os modelos masculinos.
ONDE ESTÃO AS SUNGAS?
A música é AQUARIUS (mais 60/70 impossível!) e o vídeo é da Aussiebum.
Mas eu pergunto:
Onde estão as sungas do verão 2008-2009 brasileiro?
Enquanto elas não vêm, relembre a mínima do Galliano, a que o David Chaloub usou (sungão) e a do Super Homem com $. Ou você prefere o maiô do Lagerfeld?
MAKE-UP
A revista francesa ELLE deu essas dicas para o make-up do verão. Coincide com o que você quer?
SHORTINHOS
Os homens andam pedindo shortinhos mais curtos.
Nas fotos, a dupla fotografada por Mathias Vriens para NUMÉRO (Apareceu!), um outro modelo vintage (foto e shortinho...), um outro quase bermuda e dois outros muuuuuuuuito gays, não?
AGYNESS DEYN, A MADAME GAULTIER e DAVI FUMERO, LE MALE
Ela vem sendo a eleita para substituir Kate Moss, mas já andou aprontando e, se brincar, vai dançar...
Você conhecia Davi Fumero, o modelo/ator do perfume masculino de JPG?
2K2 e MARCELO DE GANG
“Idéias Vestiveis”, já ouviu falar?
Nos anos 80, um grupo formado por estilistas criou uma passeata-manifesto onde direito de criação livre das pressões do mercado era reinvindicado. Seus slogans?
“Quem quer formosura aguenta quentura”
“Abaixo a nudez!”
“Basta de bom gosto. Salve o gosto bom!”
“Fora com a estações dos outros!”
“Viva o conforto! Abaixo a lordose!”
“Quanto custa a estética madame? Ah... Só um pouquinho de desconforto”
Que tal?
Os estilistas eram Lucinha Karabtchevisky e Tadeu Burgos (Nefelibato), Marcelo De Gang e Claudia Kopke e Emilia Duncan (Transfigura).
Lucinha, casada com o joalheiro Alfredo Grosso, voltou para o Brasil e criou a 2K2 com Claudia Kopke (apresentaram-se no Fashion Rio com os figurinos criados para a ópera FIDÉLIO. Tudo confeccionado em tyveck – o máximo!) A dupla faz filmes para filmes e comerciais e, lógico, vendem as criações da nova marca.
Marcelo De Gang associou-se a K.Valo e acabou de apresentar um desfile onde as musas eram as consagradas modelos Jackie Sperandio, Teresa Cristina e Veluma. Confira as fotos que também têm moda masculina!
Emilia Duncan está nas novelas da Globo e nas curadorias de exposições como “Mulheres Reais – Modas e Modos no Rio de Dom João VI” na Casa França-Brasil no Rio de Janeiro.
QUER GANHAR O DICIONÁRIO DA MODA?
Então vá até o www.modasemfrescura.com e concorra!
Domingo, a Biti Averbach anunciará o vencedor!